ASSUMINDO UM COMPROMISSO DE VERDADE COM O MELHOR QUE DEUS TEM PARA NÓS

Não é clichê. Pode parecer, mas não é: Deus tem um plano maravilhoso para cada membro da humanidade. Deus tem o plano de salvar cada um. Ele o fará se cada pessoa neste mundo se voltar para Ele. O maior problema da humanidade é a possibilidade da condenação eterna. Este mundo tem muitos problemas; não podemos desconsiderá-los mas lutar para resolvê-los. Quando digo que o maior problema do homem é a possibilidade da condenação eterna o faço por alguns motivos:

1. A Bíblia diz que todos nascemos pecadores e que o pecado pode nos dominar sendo as conseqüências diversas para a vida espiritual e presente em todos as suas extensões: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele (João 3.36-17); Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar (Gênesis 4.7); EIS que o SENHOR esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores. E o que suceder ao povo, assim sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura. De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o SENHOR pronunciou esta palavra. A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam. Pranteia o mosto, enfraquece a vide; e suspiram todos os alegres de coração. Cessa o folguedo dos tamboris, acaba o ruído dos que exultam, e cessa a alegria da harpa. Com canções não beberão vinho; a bebida forte será amarga para os que a beberem. Demolida está a cidade vazia, todas as casas fecharam, ninguém pode entrar. Há lastimoso clamor nas ruas por falta do vinho; toda a alegria se escureceu, desterrou-se o gozo da terra (Isaías 24.1-11); A justiça exalta os povos, mas o pecado é a vergonha das nações (Provérbios 14.34).

2. Os problemas da vida são resolvidos com a ajuda de Deus que dá inteligência e capacidade a homens para melhorarem muito o nosso mundo. A prova são os grandes progressos que a humanidade tem conseguido em muitos campos inclusive na área da saúde;

3. Mas o problema do pecado é tão sérios que embora o homem leve uma vida regalada ou tenha tido uma vida difícil se ele não tiver cuidado em vida de sua condição espiritual enfrentará uma vida de tormentos intermináveis na outra realidade: Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

Por isso, é preciso assumir um compromisso de verdade com o melhor que Deus tem para nós. Vamos exemplificar a seriedade dessa questão dando como modelo o profeta Eliseu. Sua história de decisão e compromisso com Deus está registrado em 1 Reis 19.19-21: Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele. Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu? Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

1. ELISEU ESTAVA DESENVOLVENDO NORMALMENTE SUA VIDA O profeta Elias que em breve teria seu ministério encerrado tinha que estabelecer um substituto. Em busca de uma pessoa Deus o encaminhou para o jovem Eliseu. Quando Elias o encontrou Eliseu estava fazendo o que é mais normal para qualquer pessoa nesse mundo. Eliseu estava trabalhando. Ocupado com os seus negócios. Ou seja, ela estava investindo em sua vida terrena (verso 19).

2. ELISEU RECEBE O CHAMADO PARA SER DE DEUS O verso dezenove diz que Elias lançou sua capa sobre Eliseu. Isso significava um chamado especial para um compromisso especial. Se Eliseu rejeitasse a capa era sinal de que ele não queria esse compromisso. Mas ao que tudo o indica aceitou a proposta do velho homem de Deus (versos 19b-20). Toda pessoa nesse mundo recebe um apelo para ser de Deus. Não apenas cuidar de seu progresso material (que diga-se não há nada de errado com isso) mas para cuidar de seu relacionamento com Deus. Cuidar de sua condição espiritual. De seu futuro eterno. Esta é a decisão mais importante da vida de toda pessoa nesse mundo.

3. ELISEU TOMA UMA DECISÃO SERIA PARA TODA VIDA Após ter sido chamado por meio do estranho gesto de ter uma capa lançada sobre ele, Eliseu faz um compromisso de viver com Deus para a vida toda. Como:

a) Ele deixou os bois e foi após Elias. Ou seja, abandonou a preocupação apenas com os afazeres cotidianos (verso 20);

b) Pediu permissão para ir despedir-se de seus pais. Ou seja, ele estava cortando vínculos que o prendia à vida corriqueira (verso 20);

c) Tomou as juntas de bois e matou-as, tomou os aparelhos dos bois que serviam para arar a terra e fez um belo churrasco para o povo. Ou seja, ele delimitou sua vida em antes e depois do chamado (verso 21).

CONCLUSÃO: Deus oferece cotidianamente sua graça para cada pessoa neste mundo para salvação e serviço na sua obra. É preciso mesmo querer servir a Deus e fazer uma opção seria para atender a esse chamado, pois caso contrário você vai ficar apenas investindo em sua vida terrena. Ao fim de tudo você não cuidou de sua condição espiritual e o que produziu nessa vida não o poderá livrar da condição de perdido espiritualmente. A história do profeta Eliseu tem uma particularidade. Ele precisou abandonar os afazeres diários para atender ao chamado de Deus. Este não é o caso para todas as pessoas. Para servir a Deus precisamos mesmo é abandonar a justiça própria, o empenho de querer salvar-se por obras (o que é impossível), o pecado e o gosto por ele que nos afasta de Deus, deixar de andar pelos próprios conceitos para fazer da Palavra de Deus seu guia de vida, entronizar Jesus e nosso coração fazendo dele nosso Senhor. A história do profeta Eliseu chama a atenção também daqueles que já fizeram uma decisão pública de seguir a Jesus. Para a vida cristã. A vida com Jesus inclui uma vida de serviço. Se você apenas fez uma decisão por Cristo, mas não desempenha nada na obra de Deus (obra que se realiza na igreja local) você estará desperdiçando os dons e a vocação que Deus o deu. Nesse caso a parábola dos talentos em que o senhor distribuiu talentos a cada um de um grupo de servos e, esperava que estes trabalhassem com o que haviam recebido se aplicará como julgamento. Essa parábola nos ensina que Deus requer de nós uma vida de serviço e que nos julgará pela nossa fidelidade ou não. Esse ensino está por toda a escritura, mas quero por questão de tempo e espaço citar 1 Coríntios 3.12-15: E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. Portanto, aceitemos para nosso bem o convite de Deus para O MELHOR QUE DEUS TEM PARA NÓS fazendo uma decisão sincera de abandonar os velhos hábitos introduzindo uma vida de serviço e amor a Deus e Sua Palavra em nossa trajetória por enquanto terrena.

O Pastor Luiz Flor dos Santos é poeta amador dando manutenção a dois blogs em que consta poesias, crônicas e textos de sua própria autoria: http://www.pulpito.blog.terra.com.br e www.poesiadegraca.blogspot.com.

O pastor Luiz Flor dos Santos ainda mantém um blog com mensagens bíblicas suas no http://www.luizflor.wordpress.com (Recanto da Alma). Faça uma visita e saia abençoado.

É uma oportunidade de Deus para você.

Published in: on fevereiro 14, 2009 at 12:42 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://luizflor.wordpress.com/2009/02/14/assumindo-um-compromisso-de-verdade-com-o-melhor-que-deus-tem-para-nos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: