QUANDO PEQUENAS COISAS E SERES SE TORNAM GRANDES

 

Se transformássemos esse título em pergunta seria uma boa empreitada em busca de uma grande resposta. Então, vamos pôr o título em forma de pergunta e ir em busca da resposta: Quando pequenas coisas e seres se tornam grandes?

 

Óbvio que não há melhor lugar para achar a resposta do que na história do relacionamento de Deus com o homem. Essa história está registrada nas páginas do livro sagrado de Deus, a Bíblia.

 

Nós seres finitos sempre sofremos com o problema do tempo, por isso vamos buscar a resposta a nossa pergunta usando o livro de êxodo, o segundo da Bíblia sagrada.

 

1. UM ARBUSTO SERVIU PARA DEUS SE REVELAR A MOISÉS

Êxodo 3.1-4

E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.

 

Uma sarça nada mais é do que um arbusto característico de regiões desérticas. Sem aparência bela e sem valor nutritivo algum cresce em lugares ermos catando um pouco do orvalho da noite ou outra pequena fonte de água. Mas foi aí que Deus escolheu para revelar sua glória a Moisés.

 

2. A TERRA SECA DO DESERTO VIROU VALIOSA QUANDO DEUS PISOU NELA

Êxodo 3.4-5

E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

 

Tem terra menos agricultável nesse mundo do que a desértica? Menos valorosa para moradia e instalações de qualquer gênero. Carros, camelos e viajantes são castigados por essa terra fofa e fina. Ninguém quer comprar uma gleba de terra no deserto. Os próprios beduínos têm que andar de um lado para o outro para achar um oásis.

 

Pois, bem, Deus disse: ___ Moisés a terra em que eu estou pisando antes sem valor agora é especial (santa).

 

3. MOISÉS SE VIA COMO UMA PESSOA DE MENOR PORTE

Êxodo 3.10-18

Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel ) do Egito. Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito. Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel. E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O SENHOR Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR nosso Deus.

 

Moisés recebeu uma missão infinitamente maior que sua capacidade. Ele tinha razão em dizer: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? De fato o que ele era? Um foragido, ex-candidato a monarca e, agora cuidador de ovelha no meio do nada do deserto. Mas Deus se antecipou a dizer: Certamente eu serei contigo. Deus com Moisés faria-o tornar capaz para a missão. Visto só, Moisés era apenas um reles homem diante de tamanha missão.

 

4. UMA VARA SERIA A GRANDE ARMA DE MOISÉS

Êxodo 4.17

Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais.

 

Uma vara é só um pedaço de pau seco que foi extraído da árvore. A vara servia apenas para ajudar a tanger o gado e de apoio para Moisés caminhar nas areias frouxas do deserto e no meio das pedras e nada mais que isso. Servia para lembrar que ele precisava de apoio para caminhar e constatar sua velhice. Mas foi essa coisa que Deus utilizou para realizar grandes sinais por meio de Moisés. Uma vara! Pense só nisso. Uma vara!

 

Deus durante sua conversa com Moisés irritou-se com a insistência de Moisés de se vê como nada e sem condições: Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! Eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração (Êxodo 4.10-14).

 

Isso mesmo Deus se irrita quando todas as condições nos são dadas para a realização de qualquer tarefa e nós procrastinamos sempre nos vendo como “coitadinhos”.

 

Quando pequenas coisas e seres se tornam grandes? Quando passam pelas mãos de Deus. O Senhor é o mesmo de antes como Ele mesmo disse a Moisés:  

E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração (Êxodo 3.15).

 

Se você duvida continuará perdido em sua pequenez.

 

O pastor Luiz Flor dos Santos é poeta amador e suas poesias e textos estão em seus blogs pulpito.blog.terra.com.br e poesiadegraca.blogspot.com. FAÇA UMA VISITA E SAIA ABENÇOADO!

 

SEUS COMENTÁRIOS SÃO SEMPRE BEM VINDOS!

Published in: on fevereiro 28, 2009 at 1:43 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://luizflor.wordpress.com/2009/02/28/quando-pequenas-coisas-e-seres-se-tornam-grandes/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

