ALTERE O AMBIENTE À SUA VOLTA

Fomos feitos à imagem de Deus. Isso explica porque é tão complexo o ser humano desde sua constituição física até a sua constituição psicológica.

Segundo o dicionário “Imagem” quer dizer: aquilo que imita pessoa ou coisa. Há outros sentidos para imagem, mas outra não se aplicaria melhor para entender o homem criado à imagem de Deus. Como imagem de Deus não o imitamos no sentido de nos fazermos passar pelo que não somos, mas por refletir aquilo para o qual fomos constituídos.

A imagem de Deus em nós se demonstra por pelo menos dois fatos:
1. Termos uma parte imaterial em nós que nossa alma-espírito.
2. Possuirmos como Deus “emoções racionais”. Isto quer dizer que temos amor por alguém ou por alguma coisa que decidimos amar; senso de justiça apara reagir ao que está errado e querer mudar e punir o erro após analisar a questão; desejo de mudar algo em nossa volta; alegria em momento de alegria; tristeza em momentos de tristeza, etc.).

Como imagem de Deus que somos e, considerando que como Deus temos capacidade de emoções racionais, DEVEMOS ALTERAR O AMBIENTE À NOSSA VOLTA.

Vamos observar a ação de Deus no capítulo um do livro de Gênesis.

NO princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas (Gênesis 1.1-2).

Foi assim que Deus encontrou a terra e ao perceber o caos em que se encontrava Deus age para alterar e organizar o ambiente ao seu redor. Deus não gosta de coisas feias e desorganizadas. Por isso Deus iniciou a criação de muitas coisas e a organização das que já existiam como no caso o universo, a água, areia.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto (Gênesis 1.3-31).

Percebamos que enquanto a terra estava em trevas e inundada de água o Espírito de Deus ou mesmo Deus pairava por sobre esse abismo. Não demorou para Deus tomar a iniciativa de alterar aquele ambiente literalmente sombrio.

Há um detalhe importante nessa história acerca das emoções racionais de Deus que também possuímos como tendo sido criados à imagem de Deus é o uso racional e inteligente de seu tempo. Diz nosso texto que para cada dia Deus tinha uma tarefa a realizar. E Deus, embora pudesse ter realizado tudo em uma fração de segundos, escolheu dá a nós o exemplo do USO INTELIGENTE DE NOSSO TEMPO E CAPACIDADES.

Mesmo sendo Deus plenamente capaz e sem qualquer possibilidade de que Suas obras contivesse algum erro, assim mesmo Deus para nos dá o exemplo conferia a sua realização. A frase que determina isso é: E VIU DEUS QUE ISSO ERA BOM seguido de E FOI TARDE E MANHÃ.

Podemos ainda acrescentar o detalhe de que tudo quanto Deus criou era útil. Usar o tempo e Suas capacidade não foi apenas uma questão “não estou fazendo nada, então…”, mas foi o uso esmerado e consciente de Suas capacidades para benefício.

Agora aquilo que era sem forma e vazio era extremamente belo e organizado servindo para o bem estar-estar de Deus e do homem que logo viria a ser o mais ilustre morador da imensa imensidão.

Em vista de sermos a imagem de Deus devemos então refletir essa imagem. Há inúmeras áreas na nossa vida, na dos outros, no mundo, em nossa igreja, empresa, enfim no universo que devemos alterar para melhor.

1. Com suas palavras altere o seu e o humor das pessoas: A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra (Provérbios 12.25).

2. Utilize bem seu tempo e sua capacidade criativa em favor de si e dos outros:
Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará. Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas (Eclesiastes 11.3-6).

3. Troque a ansiedade improdutiva pela ação consciente:
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal (Mateus 6.25-34).

4. Faça obras duradouras.
Nesse aspecto entendamos que como Deus somos eternos. Deus eterno, sem começo e nem fim. Nós, eternos do começo para o fim. Portanto precisamos tomar atitudes que nos levarão para a eternidade com Deus, pois há possibilidade da condenação eterna.
• E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação (João 5.29);
• Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou (João 6.27);
• vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção (Romanos 2.7);
• Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mateus 16.26).

Como tomar providência nesse sentido? Recebendo Jesus Cristo como seu Senhor e salvador: A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo (Romanos 10.9-13).

Uma palavra precisa ser dada aos que já fizeram sua profissão de fé em Jesus recebendo-o como Senhor e Salvador. Agora que assim o fizeram Deus pôs sobre sua responsabilidade dons e talentos para que você atue em sua obra servindo em sua igreja local, apoiando missões e missionários, dando bom testemunho nos negócios do dia-a-dia, amando o próximo de forma prática, dominando a língua, sendo hospitaleiro, não sendo um motivo de dor a seus pastores e líderes, dizimistas e ofertantes apoiando a obra de Deus e obedecendo este mandamento em Sua palavra, enfim cheio de bons frutos.

A Escritura diz:

Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal (2Coríntios 5.10).

Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão (1Coríntios 3.9-14).

Altere o mundo a sua volta. Você pode como imagem de Deus. Aprenda nas Escrituras sagradas, a Bíblia como fazê-lo.

VISITE OS BLOGS DE POESIA DO PASTOR LUIZ FLOR
Púlpito.blog.terra.com.br e poesiadegraca.blogspot.com

SE QUISER FALAR COMIGO MEU E-MAIL É: luiz-flor@hotmail.com

Published in: on março 5, 2009 at 1:52 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://luizflor.wordpress.com/2009/03/05/altere-o-ambiente-a-sua-volta/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: