O DEUS QUE MUDA O CAOS EM ORDEM E BELEZA

Eu não canso de me surpreender com o relato do primeiro livro da Bíblia, o Gênesis. Nos capítulos iniciais é contada a ação de Deus em criar o mundo. Um Deus poderoso e inteligente trazendo ordem onde antes havia caos.

Ficamos posteriormente sabendo que para a criação do mundo estava em curso não só poder e inteligência, mas o grandioso amor de Deus, conforme diz o Salmo 136. Para o dicionário caos significa: confusão dos elementos antes da criação; grande desordem; balbúrdia. Para eliminar o grande caos que a princípio havia foi preciso Deus criar alguns elementos e organizar outros. Portanto, a partir do capítulo um do livro de Gênesis podemos dizer que o Deus da Bíblia é O DEUS QUE MUDA O CAOS EM ORDEM E BELEZA.

Percebamos como começa o livro de Gênesis descrevendo uma situação de grande caos:

Gênesis 1.1-2  diz: NO princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Era um mundo e o planeta terra em particular isento de ordem e beleza. Era caótica a situação. Deus então começa a remodelar, criar objetos, pôr outros em ordem estabelecendo ordem e beleza.

No primeiro dia a escuridão dá lugar à claridade. As águas que inundava o plante foram postas em lugares apropriadas. Deus fez surgir a terra seca onde poderia surgir vegetação para ornamentá-la. As águas reunidas em mares e rios foram povoadas de vida e a parte seca de animais de toda espécie. Do meio das águas Deus retira uma cobertura para o espaço sideral e nele mais tarde Deus iria ornamentar com astros, estrelas de todas as grandezas com propósitos específicos para cada um. A mais importante criação de Deus, o homem e a mulher já vieram à vida herdando beleza e riqueza mineral, vegetal e animal. Clima agradável num mundo que saiu da genial mão de Deus. A terra não era mais um grande caos. A terra agora era um grande recipiente de ordem e beleza.

Atente agora para o fato de que toda essa demonstração de poder de Deus sendo descrito no livro de Gênesis não tinha o propósito de exibir a sua força e inteligência. Ao permitir que esse relato da criação fosse conhecido de nós, o Senhor Deus queria que o conhecêssemos como DEUS SUFICIENTE PARA TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES. Ora se Deus foi capaz de erguer um grande mundo afundado na desordem, poderia TRAZER BELEZA, PAZ E ORDEM A VIDAS AFUNDADAS NO CAOS.

Por isso, todos os escritores bíblicos podiam se valer do Deus criador em oração em busca de que Deus resolvesse suas crises. Desse a ele livramento, pois havia conhecido pelas páginas das Escrituras sagradas um Deus Todo-poderoso.

Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis (Marcos 10.27).

DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. (Salmo 46.1) Seja qual for sua luta Deus é suficiente para ela!

VISITE OS BLOG DE POESIA DO PASTOR LUIZ FLOR DOS SANTOS: Púlpito.blog.terra.com.br e poesiadegraca.blogspot.com.

VOCÊ PODE FALAR COMIGO PELO MEU E-MAIL: luiz-flor@hotmail.com

Published in: on março 6, 2009 at 11:12 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://luizflor.wordpress.com/2009/03/06/o-deus-que-muda-o-caos-em-ordem-e-beleza/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: