DOMANDO ELEFANTES

Elefante é bicho selvagem por natureza. Ninguém vê comumente um elefante brincando com uma criança no quintal de uma casa. Selvagem e agressivo. Seu grande porte acompanhado de seu peso impressiona e espanta. Por causa de sua grande força o elefante é usado em regiões inóspitas da África para arrancar troncos de árvores para serem usados ou mesmo desimpedir o caminho quando estes grandes troncos caem interditando a passagem. Ou seja, eles servem como trator.

Diante dessas características do elefante (força, grande porte e selvageria) como vemos em circos bichos tão enormes presos pela perna a uma corrente a qual está fincado no solo numa haste de ferro? A resposta a essa pergunta é a seguinte. Os elefantes quando pequeno ficam presos por correntes e acostumados assim até que fiquem adultos. Assim tanto tempo preso sua mente habitua-se a pensar que a corrente é mais forte que sua força.

Essa situação do elefante ser dominado desde pequeno a uma corrente para quando grande pensar que a corrente é mais forte que ele nos leva a um importante princípio bíblico: O MAL DEVE SER CUIDADO PARA QUE NÃO CRESÇA A PONTO DE NOS DOMINAR. O melhor da questão é mesmo extirpá-lo.

Vejamos esse princípio ensinado nas páginas da Bíblia sagrada.

Gênesis 4.6-7: E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Caim deveria dominar o pecado antes que o pecado o dominasse e o prejudicasse.

 Mateus 5.28-30: Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Para não ser dominado pelo pecado do adultério deveria eliminar até mesmo o pensamento, pois este conduziria ao adultério praticado.

1Coríntios 5.6: Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? O apóstolo Paulo fez essa afirmação diante da incompetência da igreja em Corinto de erradicar um caso flagrante de imoralidade entre eles. Um fato não corrigido geraria outro e mais outros.

Vários textos no abençoado livro de provérbios diz que o mal no coração do homem deve ser dominado quando este ainda é criança.

Provérbios 19.18: Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar.

Provérbios 22.6: Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Provérbios 22.15: A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela.

 Provérbios 23.13-14: Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.

É preciso estar consciente de que o mal circunda nossas vidas e que precisamos lidar com ele com todo esforço para vencê-lo não deixando que se torne mais poderoso do que nossas vontades. É o que nos ensina o apóstolo Paulo: E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado (1Coríntios 9.25-27).

A curiosidade matou o gato. Não tente dar a primeira chance para o mal. Você vai cair. Não tente dar o primeiro gole, a primeira tragada, fazer uma única vez o que é errado você vai se tornar presa fácil do mal. Não crie o comportamento do corajoso que enfrenta. Do mal você tem que fugir. Como se faz com o elefante faça com sua velha natureza. Subjugue com a força de Deus o mal em sua vida. Por não fazer isso é que muitas vidas estão desgraçadas nas drogas, no álcool, no jogo de azar, na pornografia.

Pessoas que uma vez disseram que não estavam com vontade de ir ao culto, de ler a Bíblia, de orar e que acharam que poderiam

Por isso, subjugue o mal antes que ele cresça.

VISITE OS BLOGS DE POESIA DO PATOR LUIZ FLOR: pulpito.blog.terra.com.br poesiadegraca.blogspot.com

 QUER FALAR COMIGO SOBRE MEUS TEXTOS? USE MEU E-MAIL:

 Luiz-flor@hotmail.com

Published in: on março 14, 2009 at 3:20 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://luizflor.wordpress.com/2009/03/14/domando-elefantes/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: