A RELAÇÃO DO CRENTE COM A CASA DE DEUS

 

Quais devem ser as características mais marcantes no relacionamento do crente com a Casa de Deus é uma boa pergunta a ser feita para cada um de nós. A resposta apropriada para essa interrrogação encontramos fartamente no livro dos Salmos. Vamos baseado nesse abençoado livro mostrar quais são.

 

CARACTERÍSTICA 1

 

O CRENTE NÃO DEVE SER UM MERO HÓSPEDE EVENTUAL NA CASA DE DEUS.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias (Salmo 23.6).

 A casa de Deus é a casa de nosso Pai. O filho amado sempre procura a casa do Pai por ser lugar de conforto e reservatório de amor. Se não é esse o sentimento no coração do crente em relação à casa de Deus algo está errado na fé desse crente.

Nesse salmo Davi demonstra seu desejo de estar PARA SEMPRE na casa do Pai.

 

CARACTERÍSTICA 2

 

O CRENTE DEVE ENTENDER QUE A CASA DE DEUS É LUGAR DE ABRIGO

Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo. Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao SENHOR (Salmo 27.4-6).

Quando nos vemos em dia de chuva com frio logo pensamos em nos abrigar em nossa casa e dormir com um lençol quentinho, não é? Quando com fome, uma vez ou outra é muito bom ir ao restaurante, mas a comidinha de casa é muito aconchegante para mim. Não sei se para você. Essa é minha idéia de abrigo. Um lugar que me trás conforme emocional além do físico.

Nesse salmo Davi deseja estar na casa de Deus porque nela ele encontra CONFORTO no dia da adversidade. Na casa de Deus seu ânimo seria elevado. Ele estaria abrigado pela presença de Deus.

Nesse mesmo salmo Davi diz que encontramos abrigo quando somos participantes ativos no culto a Deus (sacrifício de júbilo – cântico de louvor).

A casa de Deus tem por causa da presença de Deus o poder de nos abrigar. Confortar.

 

CARACTERÍSTICA 3

 

O CRENTE DEVE SENTIR DESEJO DE ESTAR NA CASA DE DEUS E TER SAUDADE QUANDO NÃO ESTIVER LÁ

ASSIM como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava (Salmo 42.1-4).

Nesse salmo dos filhos de Coré expressam essa saudade sadia de quando não podiam estar na casa de Deus. E as boas lembranças de quando estavam nas programações da casa de Deus.

 

CARACTERÍSTICA 4

 

O CRENTE DEVE ORAR FERVOROSAMENTE PARA NUNCA SE VER VENCIDO PELOS INIMIGOS PARA NÃO ESTAR NA CASA DE DEUS

FAZE-ME justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação ímpia. Livra-me do homem fraudulento e injusto. Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo? Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu (Salmo 43.1-4).

Em todos os tempos, os povos têm dificuldades. Hoje dizemos que a vida é muito agitada, exige muito de nós e pouco tempo nos sobra. Muitos crentes faltam frequentemente às programações de sua igreja alegando falta de tempo. Então, é hora de orar a Deu pedindo com fervor que Ele dê-nos sabedoria para vencer os obstáculos.

Gostamos de citar o salmo vinte e três. Nesse salmo o salmista diz que Deus sempre nos conduz a vitória. Mas nos acomodamos em orar pedindo a Deus que nos dê a vitória para não faltar aos cultos na casa do Senhor. E levam a vida se desculpando pelo que eles deveriam fazer. Faltar aos cultos é pecado, você sabia (Hebreus 10.25)?

 

CARACTERÍSTICA 5

 

O CRENTE DEVE TER O DESEJO DE VIR A CASA DE DEUS PORQUE LÁ RECEBE ORIENTAÇÃO PARA OS EMBARGOS DA VIDA

Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles (Salmo 73.17).

Esse salmo de Asafe é um salmo em que o irmão Asafe conta de uma grave crise que ele estava vivendo. Essa crise foi gerada porque ele estava invejando a vida dos descrentes. Estava achando que eles viviam no mar de rosas e, ele, um crente em Jeová enfrentava tribulações. A crise foi se agravando até que ele veio meditar no santuário de Deus e aí achou ESCLARECIMENTO.

É isso mesmo na casa de Deus somos orientados. Nas suas crise procure a casa de Deus. Não se amofine em casa ou fechado em si mesmo. Essa é  a receita da tragédia anunciada.

 

CARACTERÍSTICA 6

 

O CRENTE DEVE ENTENDER QUE É PRIVILEGIADO POR SER UM PARTICIPANTE NA CASA DE DEUS.

QUÃO amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.

Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente (Salmo 84.1-4).

Não é uma oportunidade qualquer não, estar na casa de Deus. É um grande privilégio estar na casa do Rei do Universo. Do Soberano Senhor do céu e da terra. Do primeiro e do último cuja presença céu e terra não é suficiente para caber.

Deus me escolheu e escolheu você para estar em sua presença. Isso nos faz BEM AVENTURADOS. O crente deve se considerar feliz e privilegiado.

Agradecer a Deus cada dia por essa INCRÍVEL oportunidade fruto de Sua graça.

 

A casa de Deus deveria ser para todo crente motivo de muita alegria. Estar nela cultuando, resolvendo negócios referentes ao reino, tomando decisões, tendo comunhão deveria ser para cada crente motivo de REGOZIJO. O sentimento deve ser o mesmo do salmista Davi: ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR (Salmo 122.1).

Se você tem pecado sendo negligente com a casa de Deus se arrependa de seu pecado. Se você tem sido impedido por qualquer motivo de estar na casa de Deus busque a Deus em fervente oração para que Deus mude o quadro. Olha, e Ele muda mesmo, pois HORRENDA COISA É CAIR NAS MÃOS DO DEUS VIVO. Não cruze os braços para seus inimigos. Lute com Deus e obtenha a vitória.

 

 

 

VISITE OS BLOGS DE POESIA DO PASTOR LUIZ FLOR:

pulpito.blog.terra.com.br e poesiadegraca.blogspot.com

 

QUER FALAR COMIGO SOBRE MEUS TEXTOS? USE MEU E-MAIL:

luiz-flor@hotmail.com

 

VISITE A COLUNA HISTÓRIA DA IGREJA NO BLOG RECANTO DA ALMA DO PASTOR LUIZ FLOR.

Published in: on março 23, 2009 at 2:29 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://luizflor.wordpress.com/2009/03/23/a-relacao-do-crente-com-a-casa-de-deus/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

