A IGREJA E OS BÁRBAROS – (A origem do culto aos santos na igreja)

 

Os bárbaros eram os povos que não faziam parte do vasto império romano e que em suas investidas guerreiras estavam de “olho” por assim dizer no cambaleante império romano para invadi-lo como em muitas ocasiões o fizeram (definição rústica do digitador).

 

Como trazer ao cristianismo os contingentes que começavam a emigrar para a Europa e que continuaram chegando até o século XI era uma nova questão que a Igreja tinha para enfrentar.

 

Muitos bárbaros foram trazidos ao cristianismo por meio dos monges que lhes pregavam o evangelho. Os métodos adotados muitos deles eram questionáveis. Quando um rei se convertia todo o seu povo era considerado cristão entravam para a Igreja sem qualquer doutrinação eficiente por meio das Escrituras.

 

Assim em 590 a Igreja tinha vencido o desafio do Estado romano. Deu também sua contribuição ao converter ao cristianismo os invasores teutões do Império e legar e legar a eles os elementos da cultura greco-romana. No processo, porém, massas de pagãos que tinham sido convertidos à religião cristã entraram logo para a Igreja sem serem doutrinados e sem passarem por um período de prova. Muitos deles trouxeram para a Igreja os seus velhos padrões de vida e de costumes. O antigo culto aos heróis foi substituído pelo culto aos santos. Muitas práticas ritualísticas retiradas do paganismo encontraram uma porta aberta na Igreja Cristã. A Igreja, ao tentar resolver o problema da presença bárbara, acabou parcialmente paganizada.

 

 

O Cristianismo Através dos Séculos – Uma História da Igreja Cristã, capítulo 11.

 

VISITE OS BLOGS DE POESIA DO PASTOR LUIZ FLOR:

PULPITO.BLOG.TERRA.COM.BR E POESIADEGRACA.BLOGSPOT.COM

 

QUER FALAR COMIGO SOBRE MEUS TEXTOS? USE MEU E-MAIL:

Luiz-flor@hotmail.com ou Luiz-pastor@hotmail.com

 

 

Published in: on março 27, 2009 at 7:54 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://luizflor.wordpress.com/2009/03/27/a-igreja-e-os-barbaros-a-origem-do-culto-aos-santos-na-igreja/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: