FUNDAMENTOS PARA UMA VIDA CONJUGAL PRÓSPERA 2

 Como dissemos os alicerces para a vida a dois se compara bem mais com os alicerces de um prédio do que de uma casa. Portanto, todo cuidado é pouco para se ter um bom casamento. O segundo fundamento de nossa série apresentamos agora. É: RECONHECIMENTO E CONVIÊNCIA HARMÔNICA.

O que se quer dizer com reconhecimento? Que os cônjuges devem estar conscientes do valor de um para com o outro.

O que se quer dizer com convivência harmônica? Que os cônjuges devem proporcionar que a presença de cada um traga bem-estar ao outro.

Há no livro do Profeta Amós um importante texto que nos fala desses dois princípios. É Amos 3.1-3. Esse texto diz que de uma infinidade de escolhas à Sua frente Deus resolveu eleger Israel como nação que Ele usaria para ser seu porta-voz para o mundo (vv.1-2a).

O restante do versículo 2 diz que, porque Deus se limitou a essa escolha, seu tratamento para com Israel seria diferente.

Acerca de um homem e uma mulher há também uma infinidade de escolhas a ser feita. Porém, já que cada um exerce seu poder de decisão optando por um entre muitos, o fez porque viu naquele valores que era maiores do que nos demais.

NOTA: No caso de Deus para com Israel a escolha não se fez porque Israel era diferente das demais nações. Baseou-se unicamente na escolha de Deus (Deuteronômio 9.4-7).

Já que a escolha para uma pessoa foi feita na base dos valores de cada um, os dois devem viver em ACORDO (v.3). É esse termo ACORDO que chamamos de RECONHECIMENTO. Ninguém no casamento entra fazendo favor ao outro. Ambos são partes que se complementam.

Essa idéia de partes diferentes que se completam vemos no relato bíblico do Gênesis acerca da criação da mulher em relação a solidão do Homem (Gênesis 2.20-24).

Note:

Verso 20: Não havia pata o homem entre os seres vivos da terra um que lhe fosse igual. A todos o homem era superior.
Verso 23: Adão chama a mulher depois que está lhe é apresentada de “osso do meu osso/carne da minha carne” (isto quer dizer “minha igual”);
Verso 24: O narrador bíblico diz: Os dois agora são uma si carne (os valores individuais se concentram para beneficiar aos dois);

Portanto, o princípio bíblico elementar ensinado nas Escrituras em todos os tempos é que os cônjuges devem reconhecer um o valor do outro e se complementarem.

Como se chega a plenamente cada um dos cônjuges a usufruir do potencial do outro? A Bíblia diz:
1. A mulher dever ser submissa à liderança do marido (1Pedro 3.1-6 comparar Gênesis 3.16) [não precisa mais dizer que a liderança do homem não é por imposição];
2. O marido deve à mulher carinho, respeito e cuidado (1Pedro 3.7);
3. Homem e mulher devem ter o casamento como motivo de orgulho [HONRA]. Aquilo que honramos nós zelamos muito bem. No caso do casamento deve-se dar manutenção a ele para que este seja sadio (Hebreus 13.4);
4. A amargura deve ser banida [amargura é o equivalente a aspereza, liderança por imposição] (Colossenses 3.18-19);
5. Marido e mulher nunca devem esquecer o lugar de cada um (Efésios 5.22-31);

O ensino bíblico por meio das passagens que hora apresentamos é o de que deve haver RECONHECIMENTO do valor um do outro para que vivam uma relação feliz.

 

P.S.: TRATAREMOS DE CONVIVÊNCIA HARMÔNICA EM OUTRO SERMÃO.

VISITE OS BLOG DE POESIA DO PASTOR FLOR:
Púlpito.blog.terra.com.br
Poesiadegraca.blogspot.com

QUER FALAR COMIGO SOBRE MEUS TEXTOS? USE MEUS E-MAILS:
Luiz-flor@hotmail.com
Luiz-pastorflor@hotmail.com

Published in: on abril 11, 2009 at 8:50 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://luizflor.wordpress.com/2009/04/11/fundamentos-para-uma-vida-conjugal-prospera-2/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: