O PRIMEIRO AMOR NA ATITUDE DE ZAQUEU – Lucas 19.1-10

O primeiro amor é mesmo muito importante. É com ele que vencemos as barreiras que querem nos condicionar a não ir ao encontro de Jesus. Com ele a relação entre o homem e Deus fica bonita. O primeiro amor é descrito como sendo um amor que ocupa coração, alma e força como nos diz Deuteronômio 13.3: Amarás, pois, o Senhor de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua força. A atitude de Zaqueu indo ao encontro de Jesus nos deixou ver um amor de coração, alma e força. Devemos aprender com Zaqueu sobre esse primeiro amor.

Zaqueu era um homem rico. Portanto, não estava indo em busca de Jesus por causa de dinheiro. Ele não apresentava nenhum distúrbio físico. Nem teria vindo em busca de algum favor para sua família. A única coisa que se menciona no texto sobre Zaqueu é que ele era de baixa estatura. Mas, perceba, ele era de baixa estatura em relação à multidão. Não sabemos que ele fosse um anão. Por isso, não estaria em busca de Jesus para receber um milagre que o fizesse crescer em estatura, caso ele fosse anão. Isso se resolve com alguns bons artifícios como subir numa arvore, uma sapato de salto, etc. (verso 3).

Mas Zaqueu tinha o maior problema de um homem já nascido neste mundo. O pecado que o diminuía da condição de filho de Deus para a de condenado eternamente ao inferno de fogo (verso 7).  Porém, Zaqueu estava disposto a depender de Jesus para resolver este problema (verso 8).

Desde o começo de sua saga de querer chegar próximo de Jesus, Zaqueu era-lhe grato, pois sabia que Jesus poderia mudar sua sorte. Amando-o de verdade. E Jesus o fez. Deu-lhe a maior liberdade que um homem e mulher precisam ter: a liberdade da cadeia do pecado que conduz a todo tipo de erros morais e físicos (versos 9-10).

O que Zaqueu evidenciou para com Jesus foi aquele amor que é descrito em Deuteronômio 13.3. Jesus o tratou com amor inigualável também. Amor incondicional.

O exemplo de Zaqueu nos manda amar a Jesus de todo o coração, de toda alma, e de toda a força para receber dele em proporção ainda maior.

 

 

Outros Blogs do Pastor Luiz Flor:

www.pulpito.blog.terra.com.br

www.poesiadegraca.blogspot.com

 

 

Published in: on abril 24, 2009 at 12:35 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://luizflor.wordpress.com/2009/04/24/o-primeiro-amor-na-atitude-de-zaqueu/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: