MUNDO DAS IDÉIAS: GUERRA VIRTUAL?

 

Hoje com a democratização dos meios de comunicação, temos acesso a opiniões de várias pessoas. Sejam elas anônimas ou famosas. Há algum tempo só os famosos escreviam coluna, artigos e eram disputados pelos periódicos, jornais e revistas para que seus textos e opiniões fossem publicados. Com o crescimento da internet todos podemos criar veículos de comunicação que são blogs, orkuts, twitter, e-mails e tantos outros e fazermos conhecidos nosso pensamentos.

Eu a cada instante tenho minha caixa de e-mails recheada dos mais diversos assuntos. Até mensagens contendo vírus estão lá. Sãos as mensagens mala-direta. Eu também faço uso desse artifício de mala direta para entrar em contato com pessoas que eu conheço e outras que quero conhecer, pois nesses tempos de internet fazer amizade se tornou mais fácil. Antes nossos amigos eram apenas aqueles que conseguíamos nos relacionar na sala de aula, no trabalho, na vizinhança, no club, na associação; isto é, pessoas que estavam ao alcance de nossos olhos.

A tendência é a mídia de papel ir diminuindo seu poder enquanto que a mídia virtual cresce e cresce. Já há indicadores da baixa sofrida pela mídia de papel e o aumento assustador da mídia virtual. Blogs, orkuts e e-mails são veículos gratuitos, mas que ajuda a incrementar os negócios de empresas com a Google. Espero que tudo se mantenha assim nesse filão.

Há algo que gostaria de indicar como importante nos relacionamentos através de orkuts, blogs, e-mail (mala direta). É lembrar que assim como as pessoas têm liberdade de expressar seus pensamentos e opiniões, devem aprender a não confundir que as pessoas precisam ser respeitadas e suas idéias discutidas. Por que digo isso? Pelo simples fato de que muitos quando passam a debater uma idéia apresentada passam também a agredir com termos chulos e acusações vazias a pessoa que expressa a opinião da qual não concorda.

É possível manter a amizade tendo idéias diferentes? Digo que sim. Não é pelo fato de não concordar com sua idéia que devemos ser inimigos. Talvez, o que falte seja estudar um pouco mais a opinião do outro. Talvez seja descartar aquela opinião. Mas o que nunca deve acontecer é a agressão à pessoa. Mas o debate de opiniões.

As pessoas nos dias de hoje, mais do que no passado são muito autoritárias. Querem que as outras pensem exatamente como elas e, se, o outro lado não adere, ele é tido na mais baixa estima. Qualquer refutação às idéias de alguém se torna este um alvo de acusações e sugestões maldosas e infundadas. Ora, a internet e seus veículos estão aí para que idéias sejam divulgadas. Para que idéias sejam debatidas, amizades sejam construídas e preservadas. Não é porque eu anuncio uma idéia que deve o outro logo aderir. Se ele não o fizer é porque é um demônio de calça ou de saia?

Então nós que somos internautas de blogs, orkuts e outros meios de divulgação de idéias, aprendamos a debater as idéias e não agredir as pessoas. Se algum comentário for feito sobre algo que se escreveu responda à idéia e não agrida o proponente que muitas vezes você nem conhece bem para emitir uma opinião sobre sua pessoa. Não tire conclusões gerais a partir de fatos isolados, como “todo político é ladrão” e coisas do gênero. Nesse espaço tão vasto há lugar para todos. É o debate de idéias que acrescenta e esclarece.

Vamos debater idéias e não agredir pessoas. Se você não gostar de ver em sua caixa de e-mails mensagem de outras pessoas que não somente aquelas que você autoriza, é simples, peça para que seja retirado do mailing seu nome. Também não permita que outras pessoas repassem incluindo seu endereço mensagens em cadeia. Muitas vezes as pessoas não querem ser contatada, mas seu nome vai entre uma serie de endereço recomendando ler determinada mensagem. Como a internet é um espaço livre ao enviar espere receber também. Se você não gostar da mensagem descarte-a. Acima de tudo se você entra no mundo da internet e quer ser um anônimo você está no lugar errado. É melhor voltar para o tempo da carta, do telegrama do bilhetinho.

A boa interação é sempre boa. As mensagens só quando são indecentes e agressivas é que são ruins. Até lá que mal faz uma boa mensagem enviada por um ilustre desconhecido? Seja educado. Se não gostou avise. Se recebeu analise a idéia, mas não agrida a pessoa. Não seja preconceituoso nem de raça, nem de cor, nem de religião.

Agora se você concorda comigo ou não aperte a minha mão, vá pra casa e responda ao que lhe foi enviado. Por favor, não me tenha na conta errada.

VISTE OS BLOGS DO PASTOR LUIZ FLOR:
http://www.pulpito.blog.terra.com.br
http://www.poesiadegraca.blogspot.com
http://www.luizflor.wordpress.com (Recanto da Alma).

SE QUISER FALAR COMIGO SOBRE MEUS TEXTOS USE MEUS E-MAILS:
Luiz-flor@hotmail.com e Luiz-pastorflor@hotmail.com

Published in: on abril 27, 2009 at 5:35 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://luizflor.wordpress.com/2009/04/27/mundo-das-ideias-guerra-virtual/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: