O QUE FAZER QUANDO A CRISE CHEGA?

(Primeiro sermão da série)

Isaías 22.6-14

Porque Elão tomou a aljava, juntamente com carros de homens e cavaleiros; e Quir descobriu os escudos. E os teus mais formosos vales se encherão de carros, e os cavaleiros se colocarão em ordem às portas. E ele tirou a coberta de Judá, e naquele dia olhaste para as armas da casa do bosque. E vistes as brechas da cidade de Davi, porquanto já eram muitas, e ajuntastes as águas do tanque de baixo. Também contastes as casas de Jerusalém, e derrubastes as casas, para fortalecer os muros. Fizestes também um reservatório entre os dois muros para as águas do tanque velho, porém não olhastes acima, para aquele que isto tinha feito, nem considerastes o que o formou desde a antiguidade. E o Senhor DEUS dos Exércitos, chamou naquele dia para chorar e para prantear, e para raspar a cabeça, e cingir com o cilício. Porém eis aqui gozo e alegria, matam-se bois e degolam-se ovelhas, come-se carne, e bebe-se vinho, e diz-se: Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos. Mas o SENHOR dos Exércitos revelou-se aos meus ouvidos, dizendo: Certamente esta maldade não vos será expiada até que morrais, diz o Senhor DEUS dos Exércitos.

Seria muito bom que nós não tivéssemos altos e baixos em nossas vidas. Tivéssemos apenas altos. Mas essa não é a realidade. Somos na verdade alertados pela Palavra de Deus que teremos que enfrentar crises as mais diversas (Eclesiastes 3.1-8; 7.14; Salmo 34.19; João 16.33; Mateus 7.24-27).

Pela nossa própria experiência de vida o que temos visto é que os acontecimentos da vida mudam constantemente. Quem tinha saúde muitas vezes amarga a falta dela. Uma boa fase de estabilidade financeira é contrabalanceada com uma fase de escassez. Perda de emprego. Dificuldades no casamento ou com filhos, ou com os vizinhos. Enfim são muitas as crises que enfrentamos. O que fazer quando a crise chega é a pergunta que devemos nos fazer.

O texto que escolhemos como base desse sermão descreve a situação muito perigosa que viveu o povo de Israel diante de uma crise. Mostra que a atitude que tomaram levou a nação à ruína.

O capítulo vinte e dois do livro do Profeta Isaías trata de um aviso de Deus contra Jerusalém por causa do pecado dela (verso 1). Deus usaria Elão ou Pérsia para castigá-los (versos 5-7). Mas diante dos avisos e dos apelos para que o povo o buscasse, resolveram não se valer da misericórdia de Deus, mas buscar sua própria maneira de salvação. Vejamos o que o povo fez.

1. Armaram-se para a batalha contra uma nação mais poderosa que eles (verso 8);

2. Repararam as brechas do muro e fizeram suprimento de água para sobreviverem aos dias de sítio (verso 9);

3. Derrubaram casas para com o material fazer os muros mais firmes como forma de proteção (verso 10);

4. Construíram um reservatório de água ainda maior para sobreviverem ao tempo de sítio por parte da Pérsia (verso 11ª);

5. Em último lugar providenciaram uma atitude suicida caso tudo o que tinham pensado como solução não desse certo. Se iam morrer pelo menos iriam morrer alegres, em festa (verso 13).

Mas foi exatamente aí que veio a palavra do Senhor por meio de seu profeta, dizendo:

1. Vocês se preocuparam com tudo, menos em buscar o verdadeiro socorro diante de qualquer crise (verso 11b);

2. Vocês não quiseram se humilhar diante de quem poderia trazer o socorro para vocês (verso 12).

Então a sentença do Senhor para este povo foi que, assim como eles não quiseram a ajuda de Deus em favor deles, agora não escaparão da destruição final (verso 14).

Deus ainda adverte àquele que diante de uma crise instalada em sua vida, insiste em não buscar a ajuda de Deus e depender da própria inteligência e artifício humanos. Deus diz que estes sofrerão duras perdas (Isaías 31.1-3).

 Portanto, a primeira atitude diante de uma crise é: BUSCAR A AJUDA DO SENHOR.

CONHEÇA OS BLOGS DO PASTOR LUIZ FLOR:

www.pulpito.blog.terra.com.br

www.poesiadegraca.blogspot.com

http://www.luizflor.wordpress.com  (Recanto da Alma)    

QUER FALARA COMIGO? USE MEUS E-MAILS:

Luiz-flor@hotmail.com  e Luiz-pastorflor@hotmail.com

Published in: on maio 2, 2009 at 3:40 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://luizflor.wordpress.com/2009/05/02/o-que-fazer-quando-a-crise-chega/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: